terça-feira, 19 de junho de 2012

Zé Povinho, Um dia será Povo...


No dia 19 de Junho de 1875, faz hoje 137 anos, apareceu a primeira caricatura do Zé Povinho n’ A Lanterna Mágica, nº 5, criação de Rafael Bordalo Pinheiro, que desde então tem convivido connosco, pela mão não apenas do seu criador, mas de muitos outros artistas e escritores.
Em 1882, João Ribaixo (Ramalho Ortigão) escreveu um belíssimo texto sobre o Zé Povinho, O soberano!,  no Álbum das Glórias. Eis alguns trechos:

“Brinca brincando esta criança tem hoje perto de cinquenta anos de idade!
Não consta que jamais as graças da infância se houvessem conservado por tão longo tempo num homem como fenomenalmente se conservam no sujeito que hoje biografamos.
Nele concorrem em feliz conjunto todas as partes que nos enlevam e encantam no bom menino: Casta inocência, temor de Deus, obediência a seus mestres, humildade, nariz por assoar, dor de barriga às segundas-feiras, e santíssima ignorância.
Aos carinhosos desvelos de sua extremosa mãe, a Carta, e de seu galhofeiro pai, o Parlamentarismo, se deve o estado miraculoso de infantilidade que tão vantajosamente recomenda este vulto à simpatia e ao espanto de todo o mundo.
Eis em resumo a instrutiva história de portento tão admirável e prodigioso: (…)
Crescido, Zé Povinho correspondeu às esperanças que nele depositaram os solícitos poderes do Reino. Como desenvolvimentos de cabeça, ele está pouco mais ou menos como se o tivessem desmamado ontem.
De músculos, porém, de epiderme e de coiro, engrossou, endureceu e calejou como se quer e, cumprindo com brio a missão que lhe cabe, ele paga a sua satisfatoriamente.
De resto, dorme, reza, e dá os vivas que são precisos.
Um dia virá talvez em que ele mude de figura e mude também de nome para, em vez de se chamar Zé Povinho, se chamar simplesmente Povo. Mas muitos impostos novos, empréstimos, novos tratados e novos discursos correrão na ampulheta constitucional do tempo antes que chegue esse dia tempestuoso.
Por tudo pois, ao resumirmos nestes leves traços, a interessante história de Zé Povinho, os nossos parabéns cordiais a seus sábios e carinhosos pais, os Públicos Poderes”.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário