sexta-feira, 8 de julho de 2011

Proclamação de D. Pedro aos Portugueses

No dia 8 de Julho de 1832, faz hoje 179 anos, as tropas liberais organizadas por D. Pedro IV desembarcaram no Mindelo.


D. Pedro dirigiu aos Portugueses a seguinte proclamação:


"Portugueses! É chegado o tempo de sacudir o jugo tirânico que vos oprime. À frente do exército libertador, que tenho a glória de comandar em chefe, eu vos ofereço a paz, a reconciliação e a liberdade. Vinde, portugueses de todas as classes e opiniões, unir-vos às bandeiras da vossa legítima rainha, a senhora D. Maria II. Animai-vos. Contai com a minha protecção. Não hesiteis um só instante. Salvai a vossa honra enquanto é tempo. Estai certos que cumprirei fielmente as promessas que vos fiz no meu manifesto. Livrar a humanidade oprimida; restabelecer a ordem; restaurar o trono legítimo de minha augusta filha, e com ele a Carta Constitucional, que vos dei, e vós livremente jurastes: eis os motivos que me moveram (confiado na vossa cooperação) a pôr-me à testa de tão nobre e justa causa.
(...)
Não queirais por vossa obstinação introduzir a guerra civil, que desejo evitar no malfadado Portugal, já cansado de tanto sofrer, exausto de todos os meios, reduzido ao último apuro de miséria e de aviltamento. Lembrai-vos que vossos maiores se engrandeceram, e tiveram nome na História, porque souberam apreciar a liberdade. Não percais uma tão boa ocasião de mostrar ao mundo que ainda sois dignos de formar uma nação livre. Concorrei pela vossa parte para derrubar a tirania; acabar com os horrores do mais feroz despotismo, estabelecer a paz, a reconciliação e a liberdade. Reflecti e decidi-vos. D. Pedro, duque de Bragança".

Sem comentários:

Enviar um comentário